quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fezes de Panda..... Possível combustível alternativo......

   O combustível alternativo é uma das possibilidades para combater, ou pelo menos diminuir, o aquecimento global. Eles podem ser usados em uma possível substituição dos combustíveis convencionais.
   Como exemplo, podemos citar o biodiesel. Ele pode ser usado em carros ou qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (soja, mamona e outros), emite menos poluentes em relação aos combustíveis convencionais.
   A última novidade sobre os combustíveis alternativos foi tema de discussão no encontro, que ocorreu terça-feira (30), da Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos. Os cientistas divulgaram uma pesquisa sobre o uso de fezes de urso panda na produção de biocombustível a partir da celulose.
   As fezes do panda, contêm bactérias que agem de forma intensa na quebra de matérias vegetais, chamadas lignocelulose, e que são encontradas no capim, em talos de milho e lascas de madeira.
   O responsável pelo estudo, Ashli Brown, informa que a aplicação deste material orgânico poderia acelerar a produção dos combustíveis a partir de celulose e reduziria a dependência de alimentos preciosos como o milho e a cana de açúcar (principais componentes dos combustíveis alternativos atuais), além do petróleo.
   As bactérias do sistema digestivo, dos pandas-gigantes (Ailuropoda melanoleucaI), quebram a celulose das plantas consumidas. Por dia, cada panda desta espécie, consome até 40 quilos de bambu. As fezes utilizadas na pesquisa, que durou um ano, vieram de animais abrigados no zoológico de Memphis.
   “Esperamos que os resultados ajudem no desenvolvimento dos biocombustíveis no futuro, além de reforçar a importância da conservação da vida selvagem”, afirmou Ashli.
   Agora, é só esperar e torcer, pra que os resultados finais de todo este processo seja positivo e possível.

Fonte: g1.ciência e saúde; biodieselbr.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Computador de DNA...

   Sabemos que DNA (ácido desoxirribonucléico), são moléculas contidas no núcleo de todas as células. É nele que estão todas as informações de todas as características de um ser vivo. Ele é formado por bases nitrogenadas (adenina, citosina, timina e guanina), que se ligam em pares formando a sequência da molécula de DNA. Dentro do núcleo de apenas uma célula contém todas as informações que formam um organismo. É através de reações químicas que o DNA consegue o resultado de todos os seus processamentos.
   É necessário apenas uma molécula de DNA para se processar variadas informações, pois, o material genético que constitui os seres vivos tem uma incrível capacidade de armazenamento.
   Acredita-se que um miligrama de DNA é capaz de guardar todos os materiais impressos do mundo.
   A partir de todas essas observações, está sendo analisada, a possibilidade da construção de um computador de DNA. Essa criação é uma das mais aguardadas do século, só que ainda está em sua fase inicial de testes.
   Um processador molecular é um dispositivo cujos circuitos são formados por moléculas de DNA e não por transistores de silício, como os processadores tradicionais.
   Há anos os cientistas tentam construir computadores a partir do DNA. Mas conseguir porções de DNA de dimensões nanoscópicas, que possam ser utilizadas como circuitos elétricos capazes de resolver problemas lógicos têm sido um grande desafio.
   O “computador” em teste tem 100 desses circuitos e já é capaz de jogar um jogo-da-velha e vencer seus oponentes humanos em todas as partidas, à exceção de alguns empates.
   O que espera alguns cientistas, é que no futuro, um computador à base de DNA poderá ser implantado no corpo, tanto para diagnosticar e matar células cancerosas quanto para monitorar e tratar doenças como o diabetes, liberando insulina no organismo quando necessário.


Fontes: hype science; tecmundo; inovação tecnológia.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Encontrado fósseis das bactérias mais antigas da Terra....

   Equipe de cientistas encontrou nas rochas do oeste da Austrália micróbios fossilizados que viveram há 3,4 bilhões de anos em um mundo sem oxigênio e que proliferavam graças a compostos à base de enxofre, segundo um estudo publicado em 21/08/2011, na revista científica Nature Geoscience. São os fósseis mais antigos achados na Terra segundo anúncio da Universidade de Oxford.
   Acredita-se que a Terra tenha cerca de 4,5 bilhões de anos, e os seres vivos cerca de 3,6 bilhões de anos, então, essas bactérias foram provalvelmente uns dos primeiros seres a surgir em nosso planeta. 
   Mais uma incrível descoberta.


Fonte: noticias.r7.com

domingo, 28 de agosto de 2011

Brasileiro Globalizado

          Desde Cabral, somos parte do global, não o global que participa, mas o que é repartido, extorquido e explorado. Aqueles que gritam Brasil! Brasil! alegres diante da pelota na baliza, do drible que hipnotiza, da incosciência que briza. Tudo isso é Brasil, é aquele que luta pelo pão, em busca do perdão, sem razão, sem emoção... não a emoção de chorar ou de sorrir, mas a de existir, de se se alegrar ao caminhar, ao trabalhar, na certeza de chegar a algum lugar, que não está dentro do lar ou do abrigo, destruído, inibido, sofrido sob o Sol ardido...esperando findar o dia , com o sorriso e a sensação do dever cumprido, aguardando outro dia....da rotina de quem calça a botina, esperando o amanhã.
          Assim caminha a nação, em meio a corrupção, a paixão, a decepção e a ilusão de um dia ser dono de uma porção de terra, que em meio a guerra e a destruição, despertou o amor e o sentimento no coração.
                                                                                             Antônio Augusto

Drogas..... Parte 1..... Definições

          Conceito
   Para, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a palavra droga, define como sendo “qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças de comportamento ou fisiológicas.
   Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco) o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da canabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. 
   Mundialmente, as drogas são classificadas em dois grupos: lícitas (legais) e ilícitas (ilegais).


   - Lícitas: podem ser produzidas e comercializadas. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. São consideradas drogas lícitas: álcool, medicamentos, tabaco, inalantes, solvente e outros. 


   - Ilícitas: substâncias cuja comercialização é proibida porque podem provocar altíssimo risco
de dependência física e/ou psíquica (cocaína, maconha, crack etc.). 
          Quanto a classificação
   Usa-se o termo, drogas psicotrópicas, pois, psico vem do grego e significa “mente”, “psiquismo”. Trópica, por sua vez, deriva do grego trópos e quer dizer “atração”. Então, drogas psicotrópicas são aquelas substâncias que têm atração em atuar no cérebro, modificando nossa maneira de sentir, pensar e, muitas vezes, de agir. 
   Em relação ao que pode ocorrer no sistema nervoso central (SNC), as drogas são classificadas em três grupos: depressoras, estimulantes e pertubadoras.
   - Depressoras: diminuem a atividade cerebral, deprimindo seu funcionamento, sendo chamadas de depressoras da atividade do sistema nervoso central (SNC). Essas drogas, quando utilizadas, reduzem a insônia, a ansiedade e a depressão. Com o uso crônico prolongado, causam efeitos físicos e/ou psíquicos: fala arrastada, pensamento e memória prejudicados podendo ocorrer irritabilidade e alterações rápidas de humor.  Com doses altas levam a convulsões, depressão respiratória e do cérebro, podendo até, causar a morte. Exemplos: álcool, soníferos ou hipnóticos (drogas que causam sono), barbitúricos, alguns benzodiazepínicos, ansiolíticos (acalmam, inibem a ansiedade). As principais drogas pertencentes a essa classificação são os benzodiazepínicos: diazepam, lorazepam etc. Opiáceos ou narcóticos (aliviam a dor e dão sonolência): morfina, heroína, codeína, meperidina etc. Inalantes ou solventes: colas, tintas, removedores, tíner, benzina, éter, esmalte, lança-perfume.
    - Estimulantes: aumentam a atividade do cérebro, são estimulantes da atividade do SNC. Causam alterações no funcionamento do organismo, tais como: aumento dos batimentos cardíacos, respiração, pressão sanguínea, temperatura corporal, perda do apetite e do sono. Exemplos: cocaína, crack, nicotina e anfetaminas.
   - Perturbadoras: são chamadas de pertubadoras por provocar anomalias, desvios ou distúrbios no funcionamento do corpo. Com elas o cérebro funciona desordenadamente, "pertubando a transmissão de mesagens nervosas até a consciência. A pessoa fica com a mente perturbada. A distorção de formas e cores proporcionada pelos alucinantes é tida em certas épocas ou populações, como o meio de entrar em contato com o sobrenatural, permitindo a compreensão dos mistérios da vida e do universo. Sabe-se, porém, que as alucinações correspondem a sintomas semelhantes a de distúrbios mentais graves. Não se trata pois de visões inocentes. Podem ser de origem vegetal ou sintética. Origem vegetal, mescalina (do cacto mexicano), THC (da maconha), psilocibina (de certos cogumelos), lírio e outros. Origem sintética: LSD-25, êxtase (ecstasy) e anticolinérgicos.


          Dependência
   Considera-se dependência à necessidade física e/ou psíquica de uma ou mais drogas, resultante
de uso contínuo ou periódico. A dependência pode ser:
   - Psíquica: estado psicológico de vontade incontrolável de ingerir drogas continuamente. A ausência da droga pode levar o usuário à frustração e insatisfação.
   - Física: com o uso repetido da droga, o organismo não consegue funcionar sem o seu uso (heroína, morfina etc.).
 - Tolerânciaadaptação do organismo ao consumo da droga, obrigando o usuário a aumentar a dosagem para obter os mesmos resultados, até que uma dose mais alta termine por provocar intoxicação e morte.
   - Síndrome de Abstinênciaconjunto de sintomas que se apresenta quando o indivíduo interrompe o uso de drogas, ocorrendo um estado de desconforto ou até perturbação. Pode ocasionar vômitos, calafrios, sudorese, tremores, náuseas, confusão mental, diarreia, delírio, dores generalizadas etc.


Fontes: http://www.btu.unesp.br/; http://www.brasilescola.com/; http://www.antidrogas.com.br/.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Desenvolvimento Sustentável

     Podemos definir desenvolvimento sustentável como algo capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É uma forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente, uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento futuro. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
   O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lente a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que consiga em parceria desenvolver sem degradar.
   Existem três colunas imprescindíveis para a aplicação do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Esses devem ser dependentes um do outro para que caminhem lado a lado de forma homogênea.
   Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.  
   Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 
   Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. 
   O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
   O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível. 
     O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:
   - Atender as necessidades fisiológicas da população;
   - Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
   - Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
   - Preservar os recursos naturais;
   - Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais;
   - Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.

     "O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade da gerações futuras de satisfazer as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos de terra e preservando as espécies e os habitats naturais." (Relatório Brundtland)

   Enfim, sabemos que há um problema a ser resolvido. Se há solução, não podemos afirmar. Mais podemos pelo menos, tentar. Vamos então entender, para poder executar.

Fontes: Relatório Brundtand; WWF Brasil; Brasil Escola.     


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Descoberto rio subterrâneo embaixo do Rio Amazonas......

Fonte IG-Notícias
   Além do Amazonas já ter o maior rio do mundo em volume de água, ele mais uma vez surpreende a todos. Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6 mil quilômetros de extensão que corre embaixo do Rio Amazonas, a uma profundidade de 4 mil metros. Os dois cursos d'água têm o mesmo sentido de fluxo - de oeste para leste - mas se comportam de forma diferente.
   Para saber mais, acessem o link abaixo.... Ótima reportagem......
 
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/rio+de+6+mil+km+e+descoberto+embaixo+do+rio+amazonas/n1597176670573.html

Fototropismo para o 4º ano...

Um jeito interessante para a criança entender a importância da luz na fotossíntese....


                                                                  
Definição: Fototropismo ou fototaxia é o fenômeno que consiste no crescimento do vegetal sob influência em direção da luz. Podemos destacar nesse processo o girassol. Este estímulo luminoso pode ser de frente para a fonte de luz (fototaxia positiva), e em sentido oposto a esta (fototaxia negativa) ou perpendicular á direção desta (fototaxia transversal).
   Geralmente, os caules apresentam fototropismo positivo, pois se desenvolvem em direção á luz, e as raízes apresentam fototropismo negativo, pois se desenvolvem em direção contrária da luz. 








Observem como a planta se curva em direção à luz!
            Material:
- 1 vaso com feijão plantado;
- 1 caixa de sapato com tampa;
- 1 tira de cartolina preta;
- papel preto;
- cola e tesoura.

     Procedimento:
   Encape o interior da caixa e da tampa com o papel preto. Corte um retângulo na parte superior. Coloque o vaso com o feijão plantado dentro da caixa. Cole a tira de cartolina preta na lateral, entre o vaso e o buraco por onde a luz vai entrar. Tampe a caixa sem deixar frestas.
   Deixe a caixa num lugar onde receba luz indireta. Molhe a terra todos os dias. Observe por aproximadamente 15 dias para depois tirar a conclusão.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011