domingo, 19 de agosto de 2012

Porque Marte é vermelho......

   O nome do planeta "Marte", foi atribuído pelos romanos, em homenagem ao Deus da Guerra. Pelos antigos egípcios era chamado de Her Descher que significa vermelho. Pelos Chineses e Japoneses, Estrela de Fogo e os babilônios de "Estrela da Morte.
   É o quarto planeta partindo do Sol e é classificado como um grande candidato a possível presença de vida fora da Terra. Tem aproximadamente a metade do tamanho do planeta Terra com dias e estações de duração semelhante.
   A atmosfera de Marte é composta principalmente de dióxido de carbono (95%), azoto (menos de 3%) e árgon (menos de 2%), sendo o oxigênio apenas vestigial. O ar de Marte contém apenas cerca de 1/1,000 da água do nosso ar, sendo possível de condensação para a formação de nuvens. 
   Em relação a coloração avermelhada do planeta, começou a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, na formação do sistema solar. Os planetas receberam poeira ferrosa sendo que a parcela da Terra foi parar no fundo do planeta enquanto ele estava mais líquido, formado o que hoje conhecemos como núcleo da Terra, responsável pelo campo magnético. Em Marte foi diferente. Provavelmente pela baixa gravidade o ferro não afunda rapidamente, tornando assim a superfície rica em ferro. 
   Portanto, a coloração avermelhada, possivelmente, é que por causa da superfície e rochas de Marte serem cobertas de óxido de ferro (hematita ou ferrugem) e outros compostos, como enxofre e cloro, torna o planeta com uma coloração avermelhada. Então, visualizamos Marte na cor vermelha, porque sua poeira (regolito) é rica em óxido de ferro (ferro oxidado).  

Fontes: http://noticias.universia.com.br; http://www.curiosidadesdomundo.com; www. hypescience.com; http://www1.ci.uc.pt/iguc/atlas/07marte.htm.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Plantas Carnívoras...

   Não são apenas os animais que se alimentam  de plantas: algumas vezes são as plantas que se alimentam dos bichos.
   Algumas plantas carnívoras não se alimentam apenas de insetos, mas de animais maiores. Não há registro de nenhuma que tenha comido um ser humano.


   Uma das mais conhecidas é a chamada "Armadilha de Vênus" (ao lado), que vive em áreas úmidas  e em pântanos, se alimentando de pequenos insetos. Algumas pessoas até as adotam como "plantinhas de estimação" e caçam formigas para alimentá-las. O mais incrível é o seu mecanismo de captura. Qualquer bichinho que fica preso  entre suas "mandíbulas" acaba preso em uma armadilha similar ás usadas para prender patas de ursos e outros grandes animais. Depois as folhas se fecham e viram um estômago, borbulhante de enzimas que digerem sua presa.


   As plantas "de jarro" usam uma técnica mais simples - elas atraem suas presas usando um perfume irresistível. Quando os bichinhos, encantados com o maravilhoso cheiro, se aproximam, eles caem dentro dela e não conseguem mais sair, sendo digeridos pela belíssima assassina. As de maior porte não atraem apenas insetos, mas também, se alimentam de ratos e de pequenos  lagartos.



   Essa variedade de planta de jarro ao lado é conhecida como "lírio cobra". Elas não conseguem fazer digestão sozinhas, pois não possuem as enzimas necessárias. Bactérias em seu interior ajudam no processo.


   A linda planta orvalho (acima e ao lado) possui outro mecanismo. Suas folhas são cobertas de pequenos pêlos que, por sua vez, são cobertos por uma espécie de cola muito poderosa. Quando um inseto fica preso nela a planta se contrai mais ainda, fazendo com que mais pêlos cheios de cola entrem em contato com o bicho.




Fonte: http/hypescience.com