terça-feira, 18 de setembro de 2012

Células Tronco...

   Células-tronco, também chamadas de células estaminais ou células-mãe, são células originadas do zigoto após sofrer várias mitoses (divisão celular). São células com capacidade de gerar cópias idênticas do seu original, com enorme capacidade de auto-replicação, diferenciação e formação de tecidos.
   Para a sua formação é necessário que o espermatozoide fecunde o óvulo gerando o zigoto (célula ovo). Por mitose, o zigoto se diferencia e origina os folhetos germinativos que por diferenciação formam os tecidos e órgãos de um organismo. Essas células possuem capacidade de formar qualquer tipo de célula e qualquer tipo de tecido.
   As células-tronco podem ser classificadas quanto à sua função e quanto à sua origem.
   Quanto à função podem ser classificadas em: totipotentes, pluripotentes ou multipotentes, unipotentes e oligopotentes.

- Totipotentes: possui capacidade de formar qualquer tipo de tecido que forma o corpo humano até mesmo a placenta e os anexos embrionários. São encontradas nos embriões por volta do terceiro ao quarto dia depois da fecundação. Nesta fase o embrião possui cerca de 32 céluas.

- Pluripotente: podem formar quase todos os tipos de tecidos humanos (menos a placenta e os anexos embrionários). Podem ser retiradas do embrião quando possuem cerca de 64 células, 5º dia de vida aproximadamente. Internamente ao blastocisto as células são pluripotentes e externamente as células irão se diferenciar para a formação da placenta e os anexos embrionários.

- Unipotentes: se diferenciam em apenas um tecido.

- Oligotentes: podem se diferenciar em apenas poucos tecidos.

   Em relação a sua origem, as células-tronco podem ser classificadas em: embrionárias e adultas.

- Embrionárias: são células primitivas, retiradas de embriões, podendo ser totipotentes ou pluripotentes. Possuem elevado poder de diferenciação. Normalmente as células-tronco embrionárias são retiradas de embriões recém fecundados (blastocistos) in vitro, órgãos ou células germinativas de fetos abortados e células sanguíneas do cordão umbilical no nascimento.

- Adulta: são retiradas de um organismo já formado. São células indiferenciadas, encontradas em um tecido diferenciado, que pode se renovar produzindo uma célula especializada do tecido de origem. Normalmente são retiradas do fígado, placenta, sangue, medula óssea entre outros. Sua capacidade de diferenciação é limitada.

Fontes: www.brasilescola.com; www.ghente.org; noticiasterra.com.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um olhar da Natureza....

   A natureza revela a cada amanhecer um olhar único, cheio de mistérios, repleto de vida. Não existe nada mais espetacular do que observar todo esse mistério ao vivo. É isso que revela as fotos a seguir, cenas da vida, tiradas na região do Sul de Minas Gerais por Dani Just...
   Dani, uma amiga especial, mais que uma amiga, uma irmã... Essas fotos foram tiradas em lugares e dias diferentes...

1. Em um dos braços de Furnas próximo a cidade de Areado MG 2012

2. Fotografada na cidade de Alterosa - MG 2012

3. Gato que mora em um fusca azul, também em Alterosa - MG 2012

4. Cidade de Araras - SP 2012

5. Foto em Areado - MG (condomínio da estação). Não precisa nem dizer o silêncio que foi feito pra ela não assustar e sair voando antes da foto.

6. Em São Sebastião do Paraíso (MG) - Praça da Lagoinha.




7. Estrada da Ponte do Tambury na cidade de Araras - SP. Quanta elegância não....

8. Foto tirada na Roça Bairro do Pinhal, Areado MG.

9. Tirada no Bairro São Vicente, Areado MG. Observe que entre as aranhas pretas há uma albina.

10. Uma das represas entre Areado e Alfenas (MG).

11. Tirada no Bairro dos Cruzes, também Areado MG.

   Todas as fotos pertencem a Daniela Martins Franco Bernardes (Dani Just), amiga, fotógrafa e amante da natureza, "como eu".....