terça-feira, 18 de dezembro de 2012

As Bebidas mais Estranhas....

   Em relação a imaginação na hora de inventar as coisas, as idéias vão além do imaginável. Em se tratando de bebidas não poderia ser muito diferente. Conheça algumas dessas inusitadas criações alcoólicas divulgada pela revista Galileu.

1. Bacon Vodka: Surgiu por causa do fanatismo americano ao bacon. Surgiu em 2009, criada pela Black Rock Spirits em Seatle.

2. Pulque, é uma bebida consumida desde os tempos dos Astecas. Essa substância leitoso é feita a partir da seiva fermentada de uma planta chamada Maguey. Entrou em declínio com a invenção da cerveja.

3. Bebida feita com lagartos mortos. Tês lagartos são deixados de molho em um licor de arroz. A medicina oriental tradicional diz que a energia dos lagartos é absorvida pelo álcool e posteriormente transferida a quem beber.

4. Chili Beer. É uma cerveja com pimenta serrano.

5. Squirrel Beer. É considerada a cerveja mais forte, mais cara e mais chocante do mundo. Custa 765 dólares e tem nada mais que 55% de álcool na fórmula. E agora o mais intrigante, a garrafa vem dentro de um esquilo conservado por taxidermia. Segundo a empresa que fábrica, BrewDog, todos os esquilos são de atropelamentos em estradas.

6. Whisky branco do Tennessee. Conhecido como Moonshine, é um licor destilado ilícito, encontrado no sertão de Appalachia, em Virgínia, nos Estados Unidos.

7. Vinho com Cobras. Encontrado predominantemente na Ásia.


8. Chocolate Donut Stout. Produzida em Alexandria, no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, pela Shenandoah Brewing Company. É uma cerveja feita com chocolate.

9. Pizza Beer. Criada em 2006 por Tom e Athena. Elaborada com ingredientes como tomates e alhos.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sangue Azul...

   Se o sangue é vermelho, porque vemos através da pele as veias no tom azulado???
   Em primeiro lugar vamos entender porque o sangue é vermelho. O sangue humano é um tecido conjuntivo líquido produzido na medula óssea vermelha constituído por várias estruturas: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas e plasma (parte líquida do sangue). As hemácias é que dão a cor vermelha ao sangue, pois são constituídas por um pigmento vermelho, a hemoglobina. Por serem as células mais numeras no sangue (cerca de 5 milhões por milímetro cúbico),  o sangue é vermelho.
   Em relação as colorações diferentes de veias, não é que cada um tem um tipo de cor do sangue e sim cada um reflete a luz em um tom diferente.....
   Entenda: nossas veias são transparentes, então deveríamos visualizar a coloração vermelha, mais, sobre as veias existe a pele e é aí que entra o fator mudança de cor. Quando a luz passa pela pele a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida, por isso enxergamos muitas vezes "sangue azul". Quanto mais clara for a pele mais as veias se destacam e maior é a visualização da mudança de cor. Esta aí o motivo do "sangue azul" da realeza no passado. Como o fenótipo dos nobres eram sempre de cor muito branca todos apresentavam "aparentemente" o mesmo tom de sangue, "sangue azul". 
   Mais uma explicação: quanto mais oxigenado estiver o sangue, mais intenso é o seu vermelho, portanto, ao sair dos pulmões e passar pelas artérias, seu vermelho é mais vibrante. Ao retornar ao coração através da veias o sangue é pobre em oxigênio e sua coloração apresenta um tom vermelho escuro quase roxo.

Por Lídia Cecília