sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Peste Bubônica....

   A Peste Bubônica mais conhecida como Peste Negra matou cerca de um terço da população da Europa em meados do século XIV, cerca de 25 milhões de pessoas morreram em consequência da doença. Todos foram assolados pela Peste nesse período, servos, senhores feudais, padres, reis, entre outros.
   Os primeiros casos iniciaram por volta de 1346, na Mongólia, alastrando-se rapidamente por toda a Ásia, disseminada pelas pulgas em peles de animais, principalmente ratos, e cobertores, roupas de viajantes nas caravanas e barcos que atravessavam o continente.
   Após pouco tempo do seu início a peste alcançou a Europa, principalmente através de ratos trazidos nos navios de comércio que vinham do Oriente. Encontrando um ambiente favorável nas cidades Europeias que eram sujas, com condições precárias de higiene, esgoto a céu aberto, os ratos se reproduziram rapidamente e consequentemente as pulgas também.
   Esses ratos estavam contaminados por uma bactéria (Pasteurella Pestis) e as pulgas transmitiam essa bactéria aos seres humanos através da picada. Os ratos também morriam por causa dessa bactéria e consequentemente as pulgas encontravam outro hospedeiro para se alimentar (de sangue), no caso, o homem.
   A população europeia fazia de tudo para evitar a doença, menos o que realmente deveriam ter feito, eliminar os roedores e pulgas. A decisão certa não era tomada pelo desconhecimento da real causa da pandemia.
   A pandemia foi tão forte que faltavam até caixões para enterrar as pessoas, de tanta que eram as mortes. Os mais pobres eram enterrados em valas comuns apenas enrolados em panos. Era tanto o preconceito que as próprias famílias abandonavam os doentes nas florestas ou em locais muito afastado das cidades.
   Após o contagio, havia três formas da peste se manifestar:
- a mais comum: apareciam bolhas de pus e sangue nas axilas, virilhas e pescoço. Em seguida começavam os vômitos e febre alta.
- na forma Pneumônica: atacava os pulmões.
- septicêmica: atacava o sangue, ocasionando hemorragias em diversas parte do corpo.
   Em poucos dias a pessoa entrava em óbito pois não havia remédios, e mesmo que alguém tentasse desenvolver algum tipo de remédio caseiro, era perseguido pela igreja, pois naquela época havia muita perseguição relacionada a bruxaria. Apenas séculos depois é que a doença foi identificada e estudada.
   Era possível a transmissão também de pessoa para pessoa através de tosse com pus e sangue. O aspecto dos doentes era terrível, os tumores secretavam pus e sangue. O suor, saliva e urina eram escuros (por isso o nome Peste Negra) e há relatos de que as pessoas fediam.

 Durante todo o período da pandemia a produção agrícola e tudo mais que as pessoas necessitavam começou a acabar. Diminui os militares, a nobreza empobreceu e consequentemente ocorreu a ascensão da burguesia, que detinha a exploração do comércio. Com isso ocorreu por toda a Europa uma grande mudança social.
   No Brasil, há relatos de que a doença chegou por volta de outubro de 1899, na cidade de Santos, São Paulo. Como o porto de Santos era o segundo em importância no Brasil e o principal relacionado ao café, rapidamente a doença se espalhou através das ferrovias, chegando na Capital Federal apenas três meses após o seu desembarque.