domingo, 19 de agosto de 2012

Porque Marte é vermelho......

   O nome do planeta "Marte", foi atribuído pelos romanos, em homenagem ao Deus da Guerra. Pelos antigos egípcios era chamado de Her Descher que significa vermelho. Pelos Chineses e Japoneses, Estrela de Fogo e os babilônios de "Estrela da Morte.
   É o quarto planeta partindo do Sol e é classificado como um grande candidato a possível presença de vida fora da Terra. Tem aproximadamente a metade do tamanho do planeta Terra com dias e estações de duração semelhante.
   A atmosfera de Marte é composta principalmente de dióxido de carbono (95%), azoto (menos de 3%) e árgon (menos de 2%), sendo o oxigênio apenas vestigial. O ar de Marte contém apenas cerca de 1/1,000 da água do nosso ar, sendo possível de condensação para a formação de nuvens. 
   Em relação a coloração avermelhada do planeta, começou a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, na formação do sistema solar. Os planetas receberam poeira ferrosa sendo que a parcela da Terra foi parar no fundo do planeta enquanto ele estava mais líquido, formado o que hoje conhecemos como núcleo da Terra, responsável pelo campo magnético. Em Marte foi diferente. Provavelmente pela baixa gravidade o ferro não afunda rapidamente, tornando assim a superfície rica em ferro. 
   Portanto, a coloração avermelhada, possivelmente, é que por causa da superfície e rochas de Marte serem cobertas de óxido de ferro (hematita ou ferrugem) e outros compostos, como enxofre e cloro, torna o planeta com uma coloração avermelhada. Então, visualizamos Marte na cor vermelha, porque sua poeira (regolito) é rica em óxido de ferro (ferro oxidado).  

Fontes: http://noticias.universia.com.br; http://www.curiosidadesdomundo.com; www. hypescience.com; http://www1.ci.uc.pt/iguc/atlas/07marte.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário