quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

É verdade que o Açaí é a fruta mais calórica que existe????

   Não é não. Só para comparar, 100 gramas da fruta têm em média 65 calorias. É o mesmo que 100 gramas de manga ou de maça, e bem menos que 100 gramas de banana (105 calorias), de abacate (162 calorias) ou do super calórico tamarindo (230 calorias).
   Mas de onde vem a má fama do Açaí? "O que torna o Açaí consumido nas lanchonetes bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa, como açúcar e xarope de guaraná". O famoso Açaí na tigela, popular na Região Sudeste, é preparado justamente com essa polpa turbinada. E com um agravante: muitas vezes acompanhado de outras delícias, como banana e granola, que aumentam muito o total de calorias.
   Vale a pena comer Açaí de vez em quando, porque ele é super nutritivo.
   Veja abaixo quais os sete motivos que certamente o incentivará a consumir o tão famoso Açaí:

1. Rejuvenescedor
   É capaz de retardar o envelhecimento por sua alta dose de antioxidantes, que nada mais é que um conjunto heterogêneo de substâncias composto por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que combatem radicais livres.  Estudos mostram que o Açaí tem a capacidade de combater células cancerígenas em até 86% de eficácia. O consumo regular do açaí pode reduzir drasticamente doenças cancerígenas e entre outras causadas por radicais livres.

2. Acelerador Muscular
   O fruto do açaí possui alto teor de proteínas. As proteínas têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

3. Redutor de Colesterol
   Em estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, pesquisadores apontam baixo colesterol em pessoas com consumo regular de açaí, comparadas a não consumidores. A diminuição do mau colesterol deve-se ao corante do açaí, a antocianina, também presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Mas para se ter uma idéia, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.

4. Açaí = Cálcio = Ossos Fortes
   O açaí possui alta concentração de cálcio, essencial para formação dos ossos e dentes, portanto muito recomendado para crianças. Para os adultos a quantidade diária recomendada ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.

5. Fonte de Energia para Atletas
   Muito consumido por atletas, o açaí contém alta concentração de carboidratos, essenciais para pratica de qualquer esporte. Aliado ao aminoácido o açaí tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico apôs a atividade.

6. Afrodisíaco
   Nativos da região Amazônica garantem que o açaí pode e deve ser usado como afrodisíaco. Pesquisa já realizada, receita o açaí para casais com dificuldades em engravidar, bem como homens com problemas de impotência. Para homens nada melhor que regularmente consumir um copo ou tigela de açaí, para manter em dia seu apetite sexual.

7. Evita Câimbras
   Com alta concentração de potássio, o açaí pode ser fundamental ao combate a câimbras. Em conjunto com boa ingestão de líquidos durante a atividade física, este alimento energético pode reduzir por completo, as dolorosas câimbras causadas por desidratação.

Fontes: mundoestranho.abril.com.br/www.mixersbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário