quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Arara azul...

   Atualmente a Arara-azul está ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação em de habitat natural em conseqüência do desmatamento.

          Características
Nome científico: Anodorhynchus hyacinthinu
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psitaciformes (é o maior da ordem)
Família: Psittacidae 
Ocorrência: em 11 estados brasileiros (AP, BA, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PI, SP, TO,AM)
Tamanho: chega a medir um metro da ponta do bico à ponta da cauda.
Peso: cerca de 1,3 kg
Ovos: de 2 a 3 ovos
Tempo de incubação: 35 dias
Ninhada: uma por ano

          Alimentação
   Alimentam-se das castanhas retiradas de cocos das espécies de palmeiras: bocaiúva e acuri; sementes das caraibeiras, de pinhão e de baraúna. Em cativeiro alimentam-se de grãos, frutas diversas e ração comercial.

          Habitat e Comportamento
   As Araras aumentam pequenas cavidades no tronco de árvores e fazem seus ninhos. Forram os ninhos com lascas que arrancam de árvores.
   Os casais são fiéis e dividem as tarefas de cuidar dos filhotes. Voam em pares ou em grupos e no fim do dia, se reúnem em bandos em árvores “dormitório”.
   Costumam gritar para se comunicarem, e utilizam a força e resistência dos bicos para furar os galhos e troncos de árvores e para se alimentarem.

          Filhotes e Reprodução
   As Araras começam sua família por volta dos sete anos. Em média, a fêmea tem dois filhotes, mas normalmente somente um sobrevive. A fêmea passa a maior parte do tempo em seu ninho, cuidando da incubação dos ovos. O ovo eclode em aproximadamente 28 dias.
   Os filhotes nascem frágeis e são alimentados pelos pais até os seis meses. Somente quando o corpo está todo coberto por penas, por volta dos três meses, é que se aventuram em seus primeiros vôos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário