segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Criogenia Humana...

   Criogenia humana é uma técnica utilizada para manter cadáveres congelados por muitos anos para que um dia eles possam ser "ressuscitados". Atualmente essa técnica de congelamento já ocorre com embriões. Atualmente cerca de 100 pessoas já foram congeladas após a morte com a esperança de serem ressuscitadas um dia.
   O congelamento é efetuado por médicos, que colocam o corpo da pessoa num tangue de nitrogênio líquido à -196ºC. Essa é a temperatura necessária para que o cadáver não apodreça. O problema está em como será ressuscitado, pois primeiro, os cientistas terão que descobrir como combater a doença que matou aquele paciente, para aí então fazer o degelo e tentar ressuscitá-lo.
   O mais intrigante, é que, a própria técnica de congelamento já causa danos as células do corpo, e ainda nem se sabe como combater esses danos. Então, além de descobrir a cura da doença do paciente congelado, os cientistas precisam descobrir como reverter esses danos causados durante o processo de criogenia.
   Na verdade, o congelamento não funciona corretamente em pessoas mortas, pois, o líquido que compõe as células vira gelo, aumentando de tamanho e fazendo-as trincar. Com os congelamentos em embriões não ocorre esse efeito porque os médicos aplicam uma substância química que impede a formação de cristais de gelo, impedindo que as células se danifiquem. Em seres humanos isso não é possível porque cada tipo celular exige um tipo específico de substância protetora e a maioria delas ainda não foi inventada.
   Resumindo, é possível congelar cadáveres, mais ainda não se sabe se será possível ressuscitá-los...  

Fonte: mundoestranho.abril.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário