domingo, 18 de novembro de 2012

Decomposição do Corpo Humano...

   A decomposição depende do local de exposição do corpo. Já sabemos que os principais agentes decompositores são as bactérias e os fungos, considerados pela ciência, os recicladores da matéria orgânica morta.
   Portanto, a decomposição pode ser afetada por fatores como a temperatura, umidade, presença de animais, entre outros. O processo segue basicamente o mesmo curso. Primeiro ocorre a autólise, que é a morte da célula, pois ela para de se oxigenar, é invadida por dióxido de carbono, o ph diminui e seus dejetos acumulam envenenando-a. Após esse processo de autólise, enzimas quebram essas células, provocando necrose, fazendo com que o corpo apodreça de dentro para fora.
   Segue abaixo o tempo estimado de decomposição referente ao local de exposição.

1. Ao ar livre

   Tempo estimado de duas a seis semanas. Exposto em ambiente úmido e quente (a partir de 20ºC) com livre acesso de insetos, animais carnívoros e seres decompositores é o melhor processo de aceleração de decomposição, mas os ossos só desaparecem completamente após dois anos.

2. Sob a Terra

  Quanto mais fundo for enterrado o cadáver mais lenta será a sua deterioração. Sob a Terra o tempo é de nove meses a cinco anos. Entre 60 cm e 1 metro  de profundidade, leva entre nove e 12 meses. Os ossos depois de cerca de uns quatro anos. Com a proteção de um caixão ou qualquer outro invólucro, esse tempo pode multiplicar-se por seis.

3. Fundo do Mar

   Se o corpo não for devorado por tubarões e chegar ao solo rochoso em grandes profundidades, pode ser preservado por até uma década.

4. Pântano

   O tempo é indeterminado. A falta de oxigênio e a presença de minerais que inibem a proliferação de bactérias fazem do ambiente uma espécie de "formol" natural. O corpo cria uma substância orgânica que converte tecidos gordurosos em uma cera que protege os órgãos internos e retarda a decomposição.

5. Deserto

   Por causa do clima seco os cadáveres ficam como que mumificados por muito tempo. Pele e tendões se transformam em um tecido parecido com um pergaminho, protegendo os ossos, e somente os órgãos entram em putrefação. A baixíssima umidade diminui a ação das moscas e também baixa a velocidade do processo de decomposição, que pode levar milhares de anos.

Fonte: mundoestranho.com

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário