quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pau-Brasil...

Nome Científico: Caesalpinia echinata
Família: Leguminosae-caesalpinoideae
Origem: Mata Atlântica
Nomes Populares: ibirapitanga, orabutã, brasileto, ibirapiranga, ibirapita, ibirapitã, muirapiranga, pau-rosado e pau-de-pernambuco.

   O nome Pau-Brasil é conhecido popularmente para designar as várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia encontradas na região da Mata Atlântica.
   Essa árvore tem um grande referencial em nossa história. No período de colonização, foi explorado descontroladamente, sendo o principal ponto da economia do país, sendo exportada para a Europa, para se extrair uma tinta vermelha usada para colorir roupas, e para a utilização de sua madeira na fabricação de móveis e navios.
   Jean Baptiste Lamarck (1744-1829), naturalista francês, precursor das idéias pré-darwinistas sobre a evolução, foi o primeiro a especificar características para o Pau-Brasil. Em estudo realizado, Lamarck, apresentou o Pau-Brasil como uma árvore contendo espinhos em seu tronco e galhos duros e pontiagudos, destacando-se naturalmente no tronco. Sua casca é pardo-acinzentada ou pardo-rosada em suas partes salientes, seu miolo é vermelho, chegando a atingir até 40 metros de altura. As flores possuem pétalas amarelo-ouro, sendo uma delas denominada vexílio, por possuir matiz vermelho-púrpura e suas flores serem muito ornamentais. Seu fruto – a vagem – libera sementes, medindo de 1 a 1,5 cm de diâmetro.
   Várias eram as utilidades do Pau-Brasil. Os índios usavam na produção de seus arcos e flechas e na pintura de enfeites, antes mesmo dos portugueses aqui chegarem. Porém, a famosa brasileína – essência corante extraída da madeira, utilizada no tingimento de tecidos e na produção de tintas para desenho e pintura – era o que poderia render lucros e dividendos à Coroa. O Pau-Brasil só poderia ser retirado de nossas matas se houvesse uma autorização preliminar da Coroa Portuguesa e o acerto das taxas era estipulado por esta.
   O fim do ciclo econômico do Pau-Brasil ocorreu no século XIX, pela enorme carência da espécie nas matas e pela descoberta de um corante não natural correlativo. Do início de sua exploração até os dias atuais, restou somente 3% de Floresta Atlântica.
   O Pau-Brasil é considerado uma árvore em extinção no seu habitat natural, devido a sua história de extração predatória. Existe lei federal que considera crime ambiental o corte ilegal desta árvore. A Lei nº 6.607, de 07 de dezembro de 1978 (publicada do Diário Oficial da União em 12 de dezembro de 1978) declara o Pau-Brasil Árvore Nacional.

          Curiosidades
- Sua floração ocorre do final do mês de setembro até meados de outubro. Entre os meses de novembro e janeiro ocorre a maturação dos frutos.
- O pau-brasil era considerado extinto, quando em 1928 verificou-se a existência de uma árvore de Pau-Brasil em um lugar denominado Engenho São Bento, hoje Estação Ecológica da Tapacurá, pertencente à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP).
- Atualmente, a espécie está tão ameaçada quanto diversas outras que povoam a Mata Atlântica, que apesar de ser um dos ecossistemas de maior diversidade é também um dos mais ameaçados do planeta. Para que a árvore do Pau-Brasil, tão importante para a nossa história, não se torne desconhecida, o Jardim Botânico de São Paulo implantou, em 1979, um “bosque de pau-brasil”, na intenção de preservá-lo para que mais brasileiros conheçam esta espécie.

Um comentário: