quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alimentação Saudável e Pirâmide Alimentar...

   Os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.
   Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais: energéticos, construtores e reguladores.

- Energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão, açúcar, mel e doces.

- Construtores: ricos em proteínas, ferro e cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe, frango.

- Reguladores: vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão, facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.

   Uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidades suficientes para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas. Quanto mais variada a alimentação, mais saudável ela será.
   Além dos alimentos, não podemos esquecer de citar a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo.

          Pirâmide Alimentar
   A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.
   Os grupos da Pirâmide Alimentar são: alimentos energéticos, alimentos reguladores e alimentos construtores.
   As pirâmides alimentares representam graficamente informações para orientar as pessoas sobre hábitos alimentares saudáveis. É importante também, para uma alimentação saudável, a quantidade e o tipo de alimento de que cada pessoa necessita, levando em conta certos fatores, como idade, peso, altura, atividade física e condição de saúde.
 Cada região possui hábitos alimentares, portanto, existem vários tipos de pirâmides alimentares. Segue abaixo alguns tipos de pirâmides alimentares.

Mediterrânea
Asiática
 

Vegetariana

3 comentários:

  1. amei essa piramide alimentar ela ensina muita coisa sobre a nossa alimentaçao .amei amei amei

    ResponderExcluir
  2. obrigado foi de ótimo consumo!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa atualização da piramide alimentar, já estava passando de hora de termos uma nova.
    Eu trabalho com suplementação alimentar e já desacreditava bem dessa antiga, ainda mais depois que comecei a pesquisar sobre o assunto.
    Bem, pelo menos encontrei sites com o seu e esta página que tem muitas informações boas a respeito.

    ResponderExcluir