quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alimentação Saudável e Pirâmide Alimentar...

   Os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.
   Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais: energéticos, construtores e reguladores.

- Energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão, açúcar, mel e doces.

- Construtores: ricos em proteínas, ferro e cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe, frango.

- Reguladores: vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão, facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.

   Uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidades suficientes para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas. Quanto mais variada a alimentação, mais saudável ela será.
   Além dos alimentos, não podemos esquecer de citar a água. A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais. Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo.

          Pirâmide Alimentar
   A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.
   Os grupos da Pirâmide Alimentar são: alimentos energéticos, alimentos reguladores e alimentos construtores.
   As pirâmides alimentares representam graficamente informações para orientar as pessoas sobre hábitos alimentares saudáveis. É importante também, para uma alimentação saudável, a quantidade e o tipo de alimento de que cada pessoa necessita, levando em conta certos fatores, como idade, peso, altura, atividade física e condição de saúde.
 Cada região possui hábitos alimentares, portanto, existem vários tipos de pirâmides alimentares. Segue abaixo alguns tipos de pirâmides alimentares.

Mediterrânea
Asiática
 

Vegetariana

3 comentários:

  1. amei essa piramide alimentar ela ensina muita coisa sobre a nossa alimentaçao .amei amei amei

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa atualização da piramide alimentar, já estava passando de hora de termos uma nova.
    Eu trabalho com suplementação alimentar e já desacreditava bem dessa antiga, ainda mais depois que comecei a pesquisar sobre o assunto.
    Bem, pelo menos encontrei sites com o seu e esta página que tem muitas informações boas a respeito.

    ResponderExcluir