terça-feira, 18 de dezembro de 2012

As Bebidas mais Estranhas....

   Em relação a imaginação na hora de inventar as coisas, as idéias vão além do imaginável. Em se tratando de bebidas não poderia ser muito diferente. Conheça algumas dessas inusitadas criações alcoólicas divulgada pela revista Galileu.

1. Bacon Vodka: Surgiu por causa do fanatismo americano ao bacon. Surgiu em 2009, criada pela Black Rock Spirits em Seatle.

2. Pulque, é uma bebida consumida desde os tempos dos Astecas. Essa substância leitoso é feita a partir da seiva fermentada de uma planta chamada Maguey. Entrou em declínio com a invenção da cerveja.

3. Bebida feita com lagartos mortos. Tês lagartos são deixados de molho em um licor de arroz. A medicina oriental tradicional diz que a energia dos lagartos é absorvida pelo álcool e posteriormente transferida a quem beber.

4. Chili Beer. É uma cerveja com pimenta serrano.

5. Squirrel Beer. É considerada a cerveja mais forte, mais cara e mais chocante do mundo. Custa 765 dólares e tem nada mais que 55% de álcool na fórmula. E agora o mais intrigante, a garrafa vem dentro de um esquilo conservado por taxidermia. Segundo a empresa que fábrica, BrewDog, todos os esquilos são de atropelamentos em estradas.

6. Whisky branco do Tennessee. Conhecido como Moonshine, é um licor destilado ilícito, encontrado no sertão de Appalachia, em Virgínia, nos Estados Unidos.

7. Vinho com Cobras. Encontrado predominantemente na Ásia.


8. Chocolate Donut Stout. Produzida em Alexandria, no estado de Virgínia, nos Estados Unidos, pela Shenandoah Brewing Company. É uma cerveja feita com chocolate.

9. Pizza Beer. Criada em 2006 por Tom e Athena. Elaborada com ingredientes como tomates e alhos.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sangue Azul...

   Se o sangue é vermelho, porque vemos através da pele as veias no tom azulado???
   Em primeiro lugar vamos entender porque o sangue é vermelho. O sangue humano é um tecido conjuntivo líquido produzido na medula óssea vermelha constituído por várias estruturas: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas e plasma (parte líquida do sangue). As hemácias é que dão a cor vermelha ao sangue, pois são constituídas por um pigmento vermelho, a hemoglobina. Por serem as células mais numeras no sangue (cerca de 5 milhões por milímetro cúbico),  o sangue é vermelho.
   Em relação as colorações diferentes de veias, não é que cada um tem um tipo de cor do sangue e sim cada um reflete a luz em um tom diferente.....
   Entenda: nossas veias são transparentes, então deveríamos visualizar a coloração vermelha, mais, sobre as veias existe a pele e é aí que entra o fator mudança de cor. Quando a luz passa pela pele a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida, por isso enxergamos muitas vezes "sangue azul". Quanto mais clara for a pele mais as veias se destacam e maior é a visualização da mudança de cor. Esta aí o motivo do "sangue azul" da realeza no passado. Como o fenótipo dos nobres eram sempre de cor muito branca todos apresentavam "aparentemente" o mesmo tom de sangue, "sangue azul". 
   Mais uma explicação: quanto mais oxigenado estiver o sangue, mais intenso é o seu vermelho, portanto, ao sair dos pulmões e passar pelas artérias, seu vermelho é mais vibrante. Ao retornar ao coração através da veias o sangue é pobre em oxigênio e sua coloração apresenta um tom vermelho escuro quase roxo.

Por Lídia Cecília

   

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Níveis de Organização dos Seres Vivos....

   Os seres vivos podem ser divididos em unidades estruturais e podem ser separados em níveis de organização.
    átomo  -  molécula  -  orgânulo  -  célula  -  tecido  -  órgão  -  sistema  -  organismo

          Átomos e moléculas                                                                         
  Toda matéria existente no universo, tanto viva como inanimada, é composta de átomos. Os átomos são as menores partes de um ele
mento químico. Geralmente se combinam formando moléculas. Exemplo: dois átomos de hidrogênio combinam-se com um átomo de oxigênio, originando uma molécula de água. Nos seres vivos há moléculas bem mais complexas, como o DNA e as proteínas.

          Orgânulos
   São pequenas estruturas celulares formadas pelas moléculas do organismo. Exemplo: ribossomos, mitocôndrias.

          Células
   É a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo. Ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se.  
     
          Tecidos
   Quando as células se agrupam, formam os tecidos. O tecido pode ser definido como um conjunto de células semelhantes, adaptadas a uma determinada função. Há quatro tipos básicos de tecidos ani-
mais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.       

          Órgãos
   Os tecidos, por sua vez, se reúnem para formar órgãos tais como estômago, coração, cérebro, pulmões e etc.
       
          Sistemas
   Os órgãos trabalhando em conjunto, formam os sistemas ou aparelhos do organismo. Exemplos: sistema digestório, circulatório, respiratório e nervoso.

          Organismo
   Um conjunto organizado de sistemas, como um todo, forma um organismo, um indivíduo.

1. A teoria celular
- Todos os organismos vivos são formados por células. (os vírus são os únicos organismos vivos que não apresentam estrutura celular, são seres acelulares)
- Todas as reações metabólicas de um organismo ocorrem em nível celular.
- As células se originam unicamente de células preexistentes. (não existe geração espontânea). Por meio de divisão ce-lular, as células-mães produzem células-filhas.
- As células são portadoras de material genético.

2. Unidades de medida
   A unidade utilizada para exprimir as dimensões celulares é o micrômetro (µm) que é a milésima parte do milímetro.
   Ao escrever as estruturas celulares usamos o nanômetro e o ângstrom.
   O nanômetro (nm) é a milésima parte do micrômetro. O ângstrom (Å) é a décima parte do nanômetro.
       1µm = 1/1.000mm                                                    1nm = 1/1.000.000mm
       1µm = 1/1.000.000m                                                 1Å = 1/10nm  
       1nm = 1/1.000µm 



Por Lídia Cecília Carone
Fontes: sobiologia.com; César e Sezar; sistema de ensino objetivo; Sônia Lopez e Sérgio Rosso. 
Imagens: infoescola.com; anatomiaradiologiafisioterapia.blogspot 


domingo, 18 de novembro de 2012

Decomposição do Corpo Humano...

   A decomposição depende do local de exposição do corpo. Já sabemos que os principais agentes decompositores são as bactérias e os fungos, considerados pela ciência, os recicladores da matéria orgânica morta.
   Portanto, a decomposição pode ser afetada por fatores como a temperatura, umidade, presença de animais, entre outros. O processo segue basicamente o mesmo curso. Primeiro ocorre a autólise, que é a morte da célula, pois ela para de se oxigenar, é invadida por dióxido de carbono, o ph diminui e seus dejetos acumulam envenenando-a. Após esse processo de autólise, enzimas quebram essas células, provocando necrose, fazendo com que o corpo apodreça de dentro para fora.
   Segue abaixo o tempo estimado de decomposição referente ao local de exposição.

1. Ao ar livre

   Tempo estimado de duas a seis semanas. Exposto em ambiente úmido e quente (a partir de 20ºC) com livre acesso de insetos, animais carnívoros e seres decompositores é o melhor processo de aceleração de decomposição, mas os ossos só desaparecem completamente após dois anos.

2. Sob a Terra

  Quanto mais fundo for enterrado o cadáver mais lenta será a sua deterioração. Sob a Terra o tempo é de nove meses a cinco anos. Entre 60 cm e 1 metro  de profundidade, leva entre nove e 12 meses. Os ossos depois de cerca de uns quatro anos. Com a proteção de um caixão ou qualquer outro invólucro, esse tempo pode multiplicar-se por seis.

3. Fundo do Mar

   Se o corpo não for devorado por tubarões e chegar ao solo rochoso em grandes profundidades, pode ser preservado por até uma década.

4. Pântano

   O tempo é indeterminado. A falta de oxigênio e a presença de minerais que inibem a proliferação de bactérias fazem do ambiente uma espécie de "formol" natural. O corpo cria uma substância orgânica que converte tecidos gordurosos em uma cera que protege os órgãos internos e retarda a decomposição.

5. Deserto

   Por causa do clima seco os cadáveres ficam como que mumificados por muito tempo. Pele e tendões se transformam em um tecido parecido com um pergaminho, protegendo os ossos, e somente os órgãos entram em putrefação. A baixíssima umidade diminui a ação das moscas e também baixa a velocidade do processo de decomposição, que pode levar milhares de anos.

Fonte: mundoestranho.com

   

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Criogenia Humana...

   Criogenia humana é uma técnica utilizada para manter cadáveres congelados por muitos anos para que um dia eles possam ser "ressuscitados". Atualmente essa técnica de congelamento já ocorre com embriões. Atualmente cerca de 100 pessoas já foram congeladas após a morte com a esperança de serem ressuscitadas um dia.
   O congelamento é efetuado por médicos, que colocam o corpo da pessoa num tangue de nitrogênio líquido à -196ºC. Essa é a temperatura necessária para que o cadáver não apodreça. O problema está em como será ressuscitado, pois primeiro, os cientistas terão que descobrir como combater a doença que matou aquele paciente, para aí então fazer o degelo e tentar ressuscitá-lo.
   O mais intrigante, é que, a própria técnica de congelamento já causa danos as células do corpo, e ainda nem se sabe como combater esses danos. Então, além de descobrir a cura da doença do paciente congelado, os cientistas precisam descobrir como reverter esses danos causados durante o processo de criogenia.
   Na verdade, o congelamento não funciona corretamente em pessoas mortas, pois, o líquido que compõe as células vira gelo, aumentando de tamanho e fazendo-as trincar. Com os congelamentos em embriões não ocorre esse efeito porque os médicos aplicam uma substância química que impede a formação de cristais de gelo, impedindo que as células se danifiquem. Em seres humanos isso não é possível porque cada tipo celular exige um tipo específico de substância protetora e a maioria delas ainda não foi inventada.
   Resumindo, é possível congelar cadáveres, mais ainda não se sabe se será possível ressuscitá-los...  

Fonte: mundoestranho.abril.com.br


domingo, 21 de outubro de 2012

Cachorros não devem comer chocolate....

   O chocolate, principalmente o escuro, contêm teobromina, uma substância que faz um grande estrago no sistema nervoso desses animais. Essa substância é semelhante a cafeína e está presente no cacau, e pode causar crises alérgicas, aumento da pressão arterial, taquicardia, arritmia, tremores e convulsões. Dependendo do porte do animal, da quantidade de chocolate que ele ingerir e da sua sensibilidade ao alimento ele pode até mesmo entrar em coma e morrer.
   O chocolate amargo e de culinária contém 15 a 20 mg de teobromina por grama de chocolate. O chocolate ao leite contém cerca de 1,5mg por grama. Considerando essas proporções, um cachorro de 10 quilos por exemplo, poderia morrer comendo 100 gramas de chocolate amargo.

Fonte: http://diariodebiologia.com/

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pólen.... E seus benefícios....

   O Pólen é um complexo polivitamínico. É um alimento 100% natural, rico em vitaminas, minerais, proteínas e outros elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo. É um dos alimentos mais completos e valiosos da natureza.
   Os nutrientes encontrados no Pólen auxilia diretamente no restabelecimento do equilíbrio orgânico, sendo um ótimo complemento alimentar. Funciona como um verdadeiro regulador dos processos vitais do organismo e promove o aumento da vitalidade em geral.
   O Pólen é uma substância em grãos ou em pó que se encontra nas flores e constitui o elemento masculino destinado à fertilização.
   O grão de pólen tem à sua volta duas camadas protetoras e duradouras, a exina, camada mais exterior que pode resistir a quase todos os ácidos e temperaturas superiores a 300ºC e, por baixo dela, está a camada interior, mais frágil, chamada intina, que rodeia e protege os núcleos e as reservas de fécula e óleo.
   O Pólen é rico em aminoáciodos, vitaminas, provitamina A, D, E, B1, colina, vitaminas C, K, sódio, potássio, magnésio, cálcio, alumínio, ferro, cobre, zinco, magnésio, chumbo, fósforo e enzimas (catalase, diaforase, diastase, pectase, fosfatase e sacarase. 
   Alguams pesquisas já realizadas acredita que o consumo diário de Pólen traz os seguintes benefícios:
- reequilibra e desintoxica o organismo;
- aumenta a energia vital;
- auxilia na formação da massa muscular;
- auxilia no bom funcionamento intestinal e digestório;
- tem ação anti-anêmica e fortalece os vasos sanguíneos;
- contribui com o desenvolvimento celular retardando o envelhecimento;
- auxilia em casos de altos níveis de colesterol.

Fontes: beneficiossociais.com; polensolar.com.br. 
   

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Células Tronco...

   Células-tronco, também chamadas de células estaminais ou células-mãe, são células originadas do zigoto após sofrer várias mitoses (divisão celular). São células com capacidade de gerar cópias idênticas do seu original, com enorme capacidade de auto-replicação, diferenciação e formação de tecidos.
   Para a sua formação é necessário que o espermatozoide fecunde o óvulo gerando o zigoto (célula ovo). Por mitose, o zigoto se diferencia e origina os folhetos germinativos que por diferenciação formam os tecidos e órgãos de um organismo. Essas células possuem capacidade de formar qualquer tipo de célula e qualquer tipo de tecido.
   As células-tronco podem ser classificadas quanto à sua função e quanto à sua origem.
   Quanto à função podem ser classificadas em: totipotentes, pluripotentes ou multipotentes, unipotentes e oligopotentes.

- Totipotentes: possui capacidade de formar qualquer tipo de tecido que forma o corpo humano até mesmo a placenta e os anexos embrionários. São encontradas nos embriões por volta do terceiro ao quarto dia depois da fecundação. Nesta fase o embrião possui cerca de 32 céluas.

- Pluripotente: podem formar quase todos os tipos de tecidos humanos (menos a placenta e os anexos embrionários). Podem ser retiradas do embrião quando possuem cerca de 64 células, 5º dia de vida aproximadamente. Internamente ao blastocisto as células são pluripotentes e externamente as células irão se diferenciar para a formação da placenta e os anexos embrionários.

- Unipotentes: se diferenciam em apenas um tecido.

- Oligotentes: podem se diferenciar em apenas poucos tecidos.

   Em relação a sua origem, as células-tronco podem ser classificadas em: embrionárias e adultas.

- Embrionárias: são células primitivas, retiradas de embriões, podendo ser totipotentes ou pluripotentes. Possuem elevado poder de diferenciação. Normalmente as células-tronco embrionárias são retiradas de embriões recém fecundados (blastocistos) in vitro, órgãos ou células germinativas de fetos abortados e células sanguíneas do cordão umbilical no nascimento.

- Adulta: são retiradas de um organismo já formado. São células indiferenciadas, encontradas em um tecido diferenciado, que pode se renovar produzindo uma célula especializada do tecido de origem. Normalmente são retiradas do fígado, placenta, sangue, medula óssea entre outros. Sua capacidade de diferenciação é limitada.

Fontes: www.brasilescola.com; www.ghente.org; noticiasterra.com.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um olhar da Natureza....

   A natureza revela a cada amanhecer um olhar único, cheio de mistérios, repleto de vida. Não existe nada mais espetacular do que observar todo esse mistério ao vivo. É isso que revela as fotos a seguir, cenas da vida, tiradas na região do Sul de Minas Gerais por Dani Just...
   Dani, uma amiga especial, mais que uma amiga, uma irmã... Essas fotos foram tiradas em lugares e dias diferentes...

1. Em um dos braços de Furnas próximo a cidade de Areado MG 2012

2. Fotografada na cidade de Alterosa - MG 2012

3. Gato que mora em um fusca azul, também em Alterosa - MG 2012

4. Cidade de Araras - SP 2012

5. Foto em Areado - MG (condomínio da estação). Não precisa nem dizer o silêncio que foi feito pra ela não assustar e sair voando antes da foto.

6. Em São Sebastião do Paraíso (MG) - Praça da Lagoinha.




7. Estrada da Ponte do Tambury na cidade de Araras - SP. Quanta elegância não....

8. Foto tirada na Roça Bairro do Pinhal, Areado MG.

9. Tirada no Bairro São Vicente, Areado MG. Observe que entre as aranhas pretas há uma albina.

10. Uma das represas entre Areado e Alfenas (MG).

11. Tirada no Bairro dos Cruzes, também Areado MG.

   Todas as fotos pertencem a Daniela Martins Franco Bernardes (Dani Just), amiga, fotógrafa e amante da natureza, "como eu"..... 


domingo, 19 de agosto de 2012

Porque Marte é vermelho......

   O nome do planeta "Marte", foi atribuído pelos romanos, em homenagem ao Deus da Guerra. Pelos antigos egípcios era chamado de Her Descher que significa vermelho. Pelos Chineses e Japoneses, Estrela de Fogo e os babilônios de "Estrela da Morte.
   É o quarto planeta partindo do Sol e é classificado como um grande candidato a possível presença de vida fora da Terra. Tem aproximadamente a metade do tamanho do planeta Terra com dias e estações de duração semelhante.
   A atmosfera de Marte é composta principalmente de dióxido de carbono (95%), azoto (menos de 3%) e árgon (menos de 2%), sendo o oxigênio apenas vestigial. O ar de Marte contém apenas cerca de 1/1,000 da água do nosso ar, sendo possível de condensação para a formação de nuvens. 
   Em relação a coloração avermelhada do planeta, começou a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, na formação do sistema solar. Os planetas receberam poeira ferrosa sendo que a parcela da Terra foi parar no fundo do planeta enquanto ele estava mais líquido, formado o que hoje conhecemos como núcleo da Terra, responsável pelo campo magnético. Em Marte foi diferente. Provavelmente pela baixa gravidade o ferro não afunda rapidamente, tornando assim a superfície rica em ferro. 
   Portanto, a coloração avermelhada, possivelmente, é que por causa da superfície e rochas de Marte serem cobertas de óxido de ferro (hematita ou ferrugem) e outros compostos, como enxofre e cloro, torna o planeta com uma coloração avermelhada. Então, visualizamos Marte na cor vermelha, porque sua poeira (regolito) é rica em óxido de ferro (ferro oxidado).  

Fontes: http://noticias.universia.com.br; http://www.curiosidadesdomundo.com; www. hypescience.com; http://www1.ci.uc.pt/iguc/atlas/07marte.htm.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Plantas Carnívoras...

   Não são apenas os animais que se alimentam  de plantas: algumas vezes são as plantas que se alimentam dos bichos.
   Algumas plantas carnívoras não se alimentam apenas de insetos, mas de animais maiores. Não há registro de nenhuma que tenha comido um ser humano.


   Uma das mais conhecidas é a chamada "Armadilha de Vênus" (ao lado), que vive em áreas úmidas  e em pântanos, se alimentando de pequenos insetos. Algumas pessoas até as adotam como "plantinhas de estimação" e caçam formigas para alimentá-las. O mais incrível é o seu mecanismo de captura. Qualquer bichinho que fica preso  entre suas "mandíbulas" acaba preso em uma armadilha similar ás usadas para prender patas de ursos e outros grandes animais. Depois as folhas se fecham e viram um estômago, borbulhante de enzimas que digerem sua presa.


   As plantas "de jarro" usam uma técnica mais simples - elas atraem suas presas usando um perfume irresistível. Quando os bichinhos, encantados com o maravilhoso cheiro, se aproximam, eles caem dentro dela e não conseguem mais sair, sendo digeridos pela belíssima assassina. As de maior porte não atraem apenas insetos, mas também, se alimentam de ratos e de pequenos  lagartos.



   Essa variedade de planta de jarro ao lado é conhecida como "lírio cobra". Elas não conseguem fazer digestão sozinhas, pois não possuem as enzimas necessárias. Bactérias em seu interior ajudam no processo.


   A linda planta orvalho (acima e ao lado) possui outro mecanismo. Suas folhas são cobertas de pequenos pêlos que, por sua vez, são cobertos por uma espécie de cola muito poderosa. Quando um inseto fica preso nela a planta se contrai mais ainda, fazendo com que mais pêlos cheios de cola entrem em contato com o bicho.




Fonte: http/hypescience.com

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O mundo oculto da "Biologia"...


   A Biologia traz fatos microscópicos que seria impossível ser observado a olho nu.
   No último 20 de junho, no concurso Wellcome Image Award, foram escolhidas as fotos mais impressionantes do mundo microscópico da Biologia.
   A Wellcome Images, é a maior fonte mundial de imagens de medicina e sua história, desde a civilização antiga até os dias atuais. Possui mais de 180.000 imagens.
   Abaixo segue algumas imagens premiadas esse ano.

Células Cancerosas: mostra células cancerosas em movimento, em luz diferente. Os canais individuais têm 12 mícrons de largura, cerca de um décimo de largura de um fio de cabelo humano.

Cristais de Cafeína
  
Algas: um tipo de alga verde conhecida como desmídeas (Micrasteria). Habitam águas ácidas.

Inseto: Traça

Vegetal (Folha de lavanda)


Biofilme de bactérias: Bacillus subitilis, bactéria em forma de bastonetes, encontrada em solos. Em uma placa de Petri, diferentes linhagens de bactérias, que expressam diferentes proteínas fluorescentes, foram misturadas aleatoriamente.

Tecido Conjuntivo: retirado de um joelho humano em uma cirurgia. Fibras individuais de colágeno foram destacadas pelo fotógrafo.

Ovócitos: células germinativas feminina, da Rã-de-unhas-africana
  
Célula em divisão

Embrião de uma galinha

Cirurgia cardíaca
Fonte: hypescience.com