sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Baleia-Azul...

Reino: Animália
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetartiodactyla
Gênero: Balaenoptera
Espécie: Balaenoptera musculus

   A Baleia Azul é um animal cosmopolita, pois, pode ser encontrada em todos os oceanos do mundo, tanto no hemisfério Norte como no hemisfério Sul, e atualmente é considerada o maior mamífero da Terra.
   Assim como nós humanos sua respiração é feita através de pulmões. Os mergulhos da baleia-azul costumam durar de três a dez minutos, mas podem chegar até 30 minutos. Nesses mergulhos mais longos, o animal pode atingir uma profundidade de até 200 metros. Tem um sangue quente e amamentam seus filhotes com leite, que bebem cerca de 50 galões por dia, através de glândulas mamárias.
   Se comunicam através de sons que emitem, podendo ser ouvido por quilômetros de distância. Nadam a uma  velocidade de cinco a 15 quilômetros por hora, podendo chegar a 30 quilômetros por hora, quando fogem da orca, seu principal predador.
   A Baleia-Azul se alimenta basicamente de pequenos crustáceos, como o krill, minúsculos “camarões” que flutuam em forma de cardumes próximo à superfície das águas. Uma baleia-azul adulta pode comer até duas toneladas de krill por dia.
   Os machos são menores que as fêmeas. Quando adultos os machos chegam a medir aproximadamente 25m e as fêmeas 27m. Nasce apenas um filhote por vez, e a mãe estabelece uma ligação muito forte com o filhote. A gestação da Baleia-Azul dura de 11 a 12 meses sendo que o filhote nasce com 7 a 8 metros aproximadamente. Os filhotes são amamentados por um período de sete meses, quando atingem quase dez toneladas e treze metros.
   Durante o verão migram para latitudes mais altas, à procura de águas mais frias e altamente produtivas que se localizam em volta das calotas polares. No inverno retornam as águas tropicais ou temperadas para a reprodução e nascimentos dos filhotes. Por volta dos dez anos de vida é que esses animais atingem a maturidade sexual.
   Por causa de seu tamanho, a Baleia-Azul foi muito perseguida e caçada entre o final do século 19 e início do século 20. Matavam as baleias por diversos motivos. Aproveitava-se tudo do animal: as barbatanas, a carne, a gordura e até os ossos. Após a caça de milhões de baleias, em 1966, a Baleia-Azul recebeu proteção no mundo inteiro. Antes do período exploratório, acredita-se que havia cerca de 250 mil representantes da espécie no hemisfério Sul. Nos dias de hoje o número não passa de 1.500, colocando-a na lista dos animais ameaçados de extinção.
   O número de representantes da Baleia-Azul está aumentando no hemisfério Norte, e mesmo assim, será muito difícil chegar perto dos números do passado. Isto porque também, o krill (seu principal alimento), é muito disputado por outros animais além de também ser capturado pelo homem.

3 comentários:

  1. se eu pudesse ajudar de algum modo eu conserteza ajudaria eu odeio as pessoas que matam os animais eles nao tem amor no coraçao?
    bjs de uma amante da natureza !!

    ResponderExcluir
  2. Todos os animais são criaturas de Deus, a baleia azul por sua vez é um dos animais em que temos grande apreciação. Tenha consciência de que Deus tratará com você, comigo e á todos em que por algum motivo fazer mal á uma criatura desta. Daremos conta de todos nossos atos. Jesus te ama, e aos animais tanbém : ) !!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir