terça-feira, 30 de agosto de 2011

Computador de DNA...

   Sabemos que DNA (ácido desoxirribonucléico), são moléculas contidas no núcleo de todas as células. É nele que estão todas as informações de todas as características de um ser vivo. Ele é formado por bases nitrogenadas (adenina, citosina, timina e guanina), que se ligam em pares formando a sequência da molécula de DNA. Dentro do núcleo de apenas uma célula contém todas as informações que formam um organismo. É através de reações químicas que o DNA consegue o resultado de todos os seus processamentos.
   É necessário apenas uma molécula de DNA para se processar variadas informações, pois, o material genético que constitui os seres vivos tem uma incrível capacidade de armazenamento.
   Acredita-se que um miligrama de DNA é capaz de guardar todos os materiais impressos do mundo.
   A partir de todas essas observações, está sendo analisada, a possibilidade da construção de um computador de DNA. Essa criação é uma das mais aguardadas do século, só que ainda está em sua fase inicial de testes.
   Um processador molecular é um dispositivo cujos circuitos são formados por moléculas de DNA e não por transistores de silício, como os processadores tradicionais.
   Há anos os cientistas tentam construir computadores a partir do DNA. Mas conseguir porções de DNA de dimensões nanoscópicas, que possam ser utilizadas como circuitos elétricos capazes de resolver problemas lógicos têm sido um grande desafio.
   O “computador” em teste tem 100 desses circuitos e já é capaz de jogar um jogo-da-velha e vencer seus oponentes humanos em todas as partidas, à exceção de alguns empates.
   O que espera alguns cientistas, é que no futuro, um computador à base de DNA poderá ser implantado no corpo, tanto para diagnosticar e matar células cancerosas quanto para monitorar e tratar doenças como o diabetes, liberando insulina no organismo quando necessário.


Fontes: hype science; tecmundo; inovação tecnológia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário