quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fezes de Panda..... Possível combustível alternativo......

   O combustível alternativo é uma das possibilidades para combater, ou pelo menos diminuir, o aquecimento global. Eles podem ser usados em uma possível substituição dos combustíveis convencionais.
   Como exemplo, podemos citar o biodiesel. Ele pode ser usado em carros ou qualquer outro veículo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renováveis (soja, mamona e outros), emite menos poluentes em relação aos combustíveis convencionais.
   A última novidade sobre os combustíveis alternativos foi tema de discussão no encontro, que ocorreu terça-feira (30), da Sociedade Americana de Química, nos Estados Unidos. Os cientistas divulgaram uma pesquisa sobre o uso de fezes de urso panda na produção de biocombustível a partir da celulose.
   As fezes do panda, contêm bactérias que agem de forma intensa na quebra de matérias vegetais, chamadas lignocelulose, e que são encontradas no capim, em talos de milho e lascas de madeira.
   O responsável pelo estudo, Ashli Brown, informa que a aplicação deste material orgânico poderia acelerar a produção dos combustíveis a partir de celulose e reduziria a dependência de alimentos preciosos como o milho e a cana de açúcar (principais componentes dos combustíveis alternativos atuais), além do petróleo.
   As bactérias do sistema digestivo, dos pandas-gigantes (Ailuropoda melanoleucaI), quebram a celulose das plantas consumidas. Por dia, cada panda desta espécie, consome até 40 quilos de bambu. As fezes utilizadas na pesquisa, que durou um ano, vieram de animais abrigados no zoológico de Memphis.
   “Esperamos que os resultados ajudem no desenvolvimento dos biocombustíveis no futuro, além de reforçar a importância da conservação da vida selvagem”, afirmou Ashli.
   Agora, é só esperar e torcer, pra que os resultados finais de todo este processo seja positivo e possível.

Fonte: g1.ciência e saúde; biodieselbr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário