sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Desenvolvimento Sustentável

     Podemos definir desenvolvimento sustentável como algo capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É uma forma de desenvolvimento que não agride o meio ambiente, uma forma de desenvolver sem criar problemas que possam atrapalhar e/ou impedir o desenvolvimento futuro. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
   O desenvolvimento sustentável não deve ser visto como uma revolução, ou seja, uma medida brusca que exige rápida adaptação e sim uma medida evolutiva que progride de forma mais lente a fim de integrar o progresso ao meio ambiente para que consiga em parceria desenvolver sem degradar.
   Existem três colunas imprescindíveis para a aplicação do desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. Esses devem ser dependentes um do outro para que caminhem lado a lado de forma homogênea.
   Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.  
   Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. 
   Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico. 
   O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.
   O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível. 
     O desenvolvimento atual, apesar de trazer melhorias à população, trouxe inúmeros desequilíbrios ambientais como o aquecimento global, o efeito estufa, o degelo das calotas polares, poluição, extinção de espécies da fauna e flora entre tantos outros. A partir de tais problemas pensou-se em maneiras de produzir o desenvolvimento sem que o ambiente seja degradado. Dessa forma, o desenvolvimento sustentável atua por meio de alguns aspectos:
   - Atender as necessidades fisiológicas da população;
   - Preservar o meio ambiente para as próximas gerações;
   - Conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto;
   - Preservar os recursos naturais;
   - Criar um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais;
   - Criar programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.

     "O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade da gerações futuras de satisfazer as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos de terra e preservando as espécies e os habitats naturais." (Relatório Brundtland)

   Enfim, sabemos que há um problema a ser resolvido. Se há solução, não podemos afirmar. Mais podemos pelo menos, tentar. Vamos então entender, para poder executar.

Fontes: Relatório Brundtand; WWF Brasil; Brasil Escola.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário