sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fruto.... Verdura, legumes ou fruto???

    O que é realmente um fruto?
   A definição é que, fruto é o ovário amadurecido da flor, que após a fecundação, dá origem ao fruto. Depois da fecundação dos óvulos no interior do ovário da planta, há um crescimento deste, que se dá por ação dos hormônios vegetais. É nessa fase que se inicia o processo de composição do fruto: estrutura, cores, consistência e sabores.    
   A função do fruto é proteger a semente e auxiliar na dispersão das mesmas. Essa estrutura (o fruo) é característica do grupo das Angiospermas, plantas que apresentam raiz, caule, folha, flor, semente e fruto.
   Quando as sementes já estão prontas (maduras) pra germinar, o fruto se rompe liberando-as para o solo. Sendo assim, pode-se concluir que a principal função do fruto é justamente proteger a semente enquanto ela se desenvolve. Mas também é responsável pela sua disseminação (da semente) e pode ainda armazenar uma reserva nutritiva.
   Chamamos de frutas a manga, a laranja, e de legumes quiabo, berinjela e outros. Mas, na verdade todos são frutos, pertencem ao mesmo grupo de plantas, desenvolvem basicamente da mesma forma e possui sementes.
   O termo fruta é usado para designar os órgãos vegetais comestíveis adocicados, com sabor agradável. O termo fruto aplica-se a todos os órgãos vegetais que se originam do desenvolvimento do ovário de uma planta. Então, laranja, pêra e goiaba, são frutos e frutas, no entanto, berinjela, quiabo, entre outros, são frutos.

          Estrutura
   Quanto a sua estrutura, o fruto apresenta uma estrutura básica, que são: epicarpo, mesocarpo e endocarpo.

- Epicarpo: camada mais externa do fruto, oriunda da epiderme da folha carpelar. Normalmente é uma camada membranácea e muito fibrosa. É o que conhecemos como a casca.

- Mesocarpo: camada intermediária (entre o epicarpo e o endocarpo). Às vezes armazena alguma substância de reserva. Oriunda dos parênquimas da folha carpelar. É a parte muitas vezes carnosa e comestível.

- Endocarpo: é a camada mais interna, geralmente mais rígida, envolve a semente. Oriunda da epiderme interna do ovário. Às vezes, é bem duro, e forma um caroço, como a da manga, do pêssego e da azeitona.

          Classificação
   Apesar de existir uma enorme variedade de frutos na natureza, eles são classificados em três grupos: frutos simples, compostos e múltiplos (também chamados de infrutescência).

- Frutos simples: originam-se do desenvolvimento do pedúnculo ou do receptáculo de uma única flor. Ex: limão, pêra, maracujá, maçã, mamão.

- Frutos compostos: são frutos que se originam do desenvolvimento do receptáculo de uma única flor, porém com muitos ovários. Ex: morango.

- Frutos múltiplos: ou infrutescências, são frutos que se originam a partir do desenvolvimento de ovários de muitas flores de uma mesma inflorescência, e crescem juntos, unidos. Ex.: figo, amora e abacaxi.

          Quanto à abertura
   Quanto à abertura podem ser classificados como: deiscentes e indeiscentes.

- Fruto deiscente: se abrem após a maturação para liberar as sementes. Quase sempre são secos. Ex: castanha, as vagens.

- Fruto indeiscente: não se abrem quando maduros. Podem ser secos, carnosos ou lenhosos. Ex: laranja, grãos de milho, arroz, trigo, avelã, noz.

          Frutos carnosos
   Podem ser classificados como baga ou drupa.
- Baga: apresentam um ou mais carpelos, com uma ou mais sementes. Ex: tomates, uvas, laranja, abóbora, mamão, melancia, goiaba.

- Drupa: um só carpelo, uma só semente. Ex: ameixa, azeitona, pêssego, abacate, manga, azeitona.

   Toda vez que a parte carnosa do fruto, geralmente comestível, for originada de outra parte da flor que não seja o ovário, o fruto não é verdadeiro. É por isso que eles são chamados falsos frutos.
   A maçã e o morango, por exemplo, são falsos frutos, porque a sua porção carnosa se origina do receptáculo da flor. Na maçã, o verdadeiro fruto é a parte interna, uma espécie de “bolsa” que envolve as sementes. No morango, os verdadeiros frutos são vistos como pequenos pontos escuros espalhados por toda a parte vermelha. O caju também é um falso fruto, pois a parte carnosa resulta do desenvolvimento do pedúnculo floral. Nele, o verdadeiro fruto, que representa o ovário desenvolvido, é a castanha.

          A semente
   O óvulo da flor desenvolvido após a fecundação é a semente. Ela abriga o embrião, a futura planta. Chama-se germinação o processo pelo qual o embrião de dentro da semente se desenvolve originando uma nova planta.
   Muitas sementes não germinam, mesmo que as condições ambientais sejam adequadas. Neste caso, diz-se que elas se encontram em estado de dormência. Para germinar, precisam de outras condições, que podem variar de uma espécie para outra. Sementes de certas variedades de alface, por exemplo, só germinam em presença de luz. Já as sementes de certas variedades de melancia só germinam no escuro.

          Vocabulário
- carpelo: folhas modificadas que fecham sobre os óvulos, formando o ovário das flores.
- parênquima: tecido responsável pela função de determinado órgão.
- inflorescência é a parte da planta onde se localizam as flores, caracterizada pela forma como se dispõem umas em relação às outras.
- infrutescências: é o resultado da fecundação de flores de uma inflorescência, como um cacho de uvas, por exemplo

Um comentário: