segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sangue Azul...

   Se o sangue é vermelho, porque vemos através da pele as veias no tom azulado???
   Em primeiro lugar vamos entender porque o sangue é vermelho. O sangue humano é um tecido conjuntivo líquido produzido na medula óssea vermelha constituído por várias estruturas: glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos), plaquetas e plasma (parte líquida do sangue). As hemácias é que dão a cor vermelha ao sangue, pois são constituídas por um pigmento vermelho, a hemoglobina. Por serem as células mais numeras no sangue (cerca de 5 milhões por milímetro cúbico),  o sangue é vermelho.
   Em relação as colorações diferentes de veias, não é que cada um tem um tipo de cor do sangue e sim cada um reflete a luz em um tom diferente.....
   Entenda: nossas veias são transparentes, então deveríamos visualizar a coloração vermelha, mais, sobre as veias existe a pele e é aí que entra o fator mudança de cor. Quando a luz passa pela pele a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida, por isso enxergamos muitas vezes "sangue azul". Quanto mais clara for a pele mais as veias se destacam e maior é a visualização da mudança de cor. Esta aí o motivo do "sangue azul" da realeza no passado. Como o fenótipo dos nobres eram sempre de cor muito branca todos apresentavam "aparentemente" o mesmo tom de sangue, "sangue azul". 
   Mais uma explicação: quanto mais oxigenado estiver o sangue, mais intenso é o seu vermelho, portanto, ao sair dos pulmões e passar pelas artérias, seu vermelho é mais vibrante. Ao retornar ao coração através da veias o sangue é pobre em oxigênio e sua coloração apresenta um tom vermelho escuro quase roxo.

Por Lídia Cecília

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário