sábado, 10 de setembro de 2011

Bactérias...

   Acredita-se que elas existam a cerca de 3 bilhões de anos. Provavelmente é o ser vivo mais antigo do planeta.
   Essa grande vilã de tantas enfermidades também é fundamental em muitos fatores para o homem, para outros seres vivos e para a natureza.
   Muitas bactérias são utilizadas pelo ser humano na fabricação de produtos como vinagres, queijos e iogurtes. Algumas são utilizadas na indústria farmacêutica ajudando na cura de enfermidades. Outras são decompositoras da matéria orgânica no meio ambiente.
   Nessa postagem, você saberá um pouco mais sobre algumas características e métodos de reprodução das bactérias.

          Formas das bactérias
   Quanto à forma podem ser classificadas em bacilo, espirilo, vibrião, estreptococos, estafilococos e cocos.
- Bacilo: forma de bastonete.
- Espirilo: forma espiral.
- Vibrião: forma de uma vírgula.
- Estreptococos: fileira de cocos.
- Estafilococos: em forma de cacho.
- Cocos: forma arredondada.

          Nutrição das bactérias
   Podem ser, autótrofas ou heterótrofas:

- Autótrofas: produzem substâncias orgânicas realizando a quimiossíntese ou a fotossíntese.

- Heterótrofas: obtêm alimento orgânico, vivendo como parasitas ou saprófitas. A obtenção de energia, contida nos alimentos, é feita pela respiração aeróbica ou da fermentação.

          Reprodução
   As bactérias conseguem se reproduzir muito rapidamente, gerando centenas de descendentes em poucas horas.
   Sua reprodução pode ocorrer de duas formas, assexuadamente por divisão simples (também chamada bipartição ou cissiparidade) e por conjugação, quando ocorre recombinação do material genético.

- Divisão Simples: assexuadamente se dividem em duas, gerando outra bactéria geneticamente idêntica, isso, se não ocorrer mutação (alteração genética).

- Conjugação: ocorre a recombinação do material genético. Duas bactérias diferentes se unem através de uma ponte citoplasmática. Uma bactéria (doadora) introduz parte do seu material genético em outra bactéria (receptora). Após esse processo as duas bactérias se separam e no interior da bactéria receptora ocorre recombinações gênicas. Em seguida essa mesma bactéria (receptora) sofre também o processo de reprodução assexuado por bipartição, gerando uma bactéria com carga genética idêntica ao material recombinado com a outra bactéria.
   Através do processo de conjugação aumenta a possibilidade de variabilidade genética, o que favorece para as populações bacterianas a adaptação a determinados ambientes.

          A reciclagem do meio ambiente pelas bactérias  
   Algumas bactérias são chamadas decompositoras desempenhando um papel importantíssimo de reciclagem para o meio ambiente.
   Junto com os fungos, elas atuam na natureza decompondo organismos mortos ou resíduos de seres vivos eliminados no meio ambiente.
   Através da decomposição transformam a matéria orgânica morta em inorgânica simples (sais minerais e certos gases). Esse material é reaproveitado por outros seres vivos, principalmente os clorofilados.
   Os seres vivos decompositores são fundamentais para o equilíbrio biológico em todos os ecossistemas da Terra, permitindo a reciclagem da matéria na natureza.

          Doenças e Bactérias
   Tanto os seres humanos como outros seres vivos sofrem com certas doenças causadas por bactérias, como tuberculose, tétano, cólera, meningite, leptospirose, sífilis, gonorréia, hanseníase e outras. Mas, sobre as doenças bacterianas falaremos em outras postagens.


Fontes: hypescience.com; BARROS, Carlos. Os seres vivos – 7º ano. 4ª edição. Ática São Paulo 2009 

Nenhum comentário:

Postar um comentário