sábado, 3 de setembro de 2011

Nanotecnologia...... O que é isso???

   Já faz muito tempo quando se falou pela primeira vez em nanotecnologia. Em 1959 um físico chamado Richard Feymman comentou brevemente sobre um conceito desta tecnologia. Comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos que o homem nem poderia ver. E realmente muita coisa aconteceu de lá pra cá.
   Hoje a nanotecnologia está presente em muitos componentes eletrônicos, desde computadores até aparelhos da medicina e outros tantos itens que possuem alta tecnologia.
   Os conceitos sobre nanotecnologia são promissores, mas muita coisa ainda precisa ser descoberta. O objetivo principal não é chegar a um controle preciso e individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles.
   A nanotecnologia estuda a manipulação da matéria numa escala atômica e molecular, utilizando medidas que variam entre 1 a 100 nanômetros. Seu princípio básico é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. Nanômetro é uma unidade de medida, assim como metro, centímetros, etc.
   Para melhor compreensão vamos comparar as unidades de medidas. Um centímetro é um centésimo de um metro, um milímetro é um milésimo de um metro e um micrômetro (µm) é um milionésimo de um metro e um nanômetro (nm) é um bilionésimo de um metro. Observe abaixo algumas unidades de medidas um pouco diferentes da que utilizamos no dia-a-dia. Micrômetro (µm); Nanômetro (nm) e Ângstrom (Å).

          1µm = 1/1.000mm                                  1nm = 1/1.000.000mm
          1µm = 1/1.000.000m                               1Å = 1/10nm  
          1nm = 1/1.000µm

   Um nanômetro ainda é grande comparado à escala atômica. Um átomo tem um diâmetro de cerca de 0,1 nm. O núcleo de um átomo é muito menor, cerca de 0,00001 nm.
   Tudo no nosso Universo é formado por átomo. Você e tudo mais a sua volta são feitos de átomos. Nossos corpos são montados de uma maneira específica por milhões de células vivas, então, as células são as “nanomáquinas” da natureza. Na escala subatômica, os elementos estão no seu nível mais básico. Na nanoescala, potencialmente “pode-se” colocar esses átomos juntos para fazer quase qualquer coisa.
   Em um seminário chamado “Small Wonders: The World of Nanoscience” (Pequenas Maravilhas: O Mundo da Nanociência), Horst Störmer, ganhador do prêmio Nobel, disse que a nanoescala é mais interessante que a escala atômica porque é o primeiro ponto onde podemos montar algo – pelo menos até começarmos a juntar os átomos e fazermos alguma coisa útil.  
   A nanotecnologia está rapidamente se tornando um campo intermultidisciplinar. Biólogos, químicos, físicos e engenheiros estão envolvidos no estudo de substâncias à escala nanométrica, Störmer espera que as diferentes disciplinas desenvolvam uma linguagem comum e se comuniquem entre si. Só então, ele diz, nós efetivamente ensinaremos nanociência, já que você não pode compreender o mundo da nanotecnologia sem uma base sólida em múltiplas ciências.
  

Fontes: cencia.hsk; tecmundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário