domingo, 25 de setembro de 2011

Estações do Ano...

   Na última sexta-feira, 23 de setembro, iniciou-se a primavera, a estação mais linda, onde a natureza mostra toda sua exuberância, toda a sua vida, enfim, toda beleza tão escondida durante o inverno.
   São quatro as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
   Mas, por que ocorre as estações do ano?
   O astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), através de muito estudo e muitos cálculos, descobriu que a Terra gira em torno do Sol, gerando um movimento chamado de translação, e é por causa desse movimento que ocorre a mudança das estações. A medida que a Terra gira em torno do Sol, o eixo terrestre fica ligeiramente inclinado em relação ao plano de movimento. Por causa dessa inclinação, a luz e o calor do Sol não chegam por igual em todos os pontos da Terra durante o ano. Então quando no hemisfério sul é verão, no hemisfério norte é inverno.
   Outro fator que muda durante as estações é a posição do Sol no céu e a inclinação dos raios solares. Por exemplo: se você estiver em uma praia no hemisfério sul, ao meio dia, no início do verão, você estará sentindo muito calor, pois os raios solares estarão chegando quase perpendiculares ao chão, portanto incidindo diretamente sobre você. Com isso, sua sombra não fica visível, pois é projetada para baixo. Mas... Outra pessoa que esteja no mesmo instante no hemisfério norte, verá sombras imensas, indicando que os raios solares estão chegando um pouco inclinados, assim nesta área é o início do inverno.
   Se a Terra não se inclinasse em seu eixo, não existiriam as estações. Cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão. Portanto, as estações do ano e a inclinação dos raios solares variam com a mudança da posição da Terra em relação ao Sol.

          Primavera – 23 de setembro a 21 de dezembro

   Do latim: primo vere, no começo do verão.
   É a estação mais florida do ano! Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.
   Com o fim do inverno, os dias voltam a ser mais longos e quentes. Este é o período em que os animais se reproduzem e constroem seus ninhos. Os insetos como as borboletas e abelhas, voam de flor em flor em busca de néctar.
   A temperatura é controlada, fazendo da primavera uma época muito agradável.

          Verão – 21 de dezembro a 21 de março.

   Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral.
   É a estação mais quente do ano e com dias bem longos.
   As árvores ficam verdes e carregadas de frutas. Neste período a Terra recebe mais chuva por causa da vaporização das águas. Às vezes, fica nublado com pesadas nuvens que são o acúmulo de águas dos rios e dos mares transportadas para a atmosfera em forma de vapor.

          Outono – 21 de março a 21 de junho

   Do latim: autumno. Também conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas ficam bem maduras e começam a cair no chão. Os jardins e parques ficam coberto de folhas de todos os tamanhos e cores.

          Inverno – 21 de junho a 23 de setembro

   Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal. Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.
   É a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário