terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia da Amazônia... 5 de setembro...


   No dia 5 de setembro é comemorado o dia da Amazônia, uma magnífica floresta com sete milhões de quilômetros quadrados, dentre cinco milhões e meio de florestas. É a maior floresta do mundo, sendo considerada o patrimônio natural mai valioso da humanidade.
   Ocupa 60% do território brasileiro com uma área que abrange oito países. Abriga um quinto das águas doces do mundo, com a maior bacia hidrográfica, com extensão de sete milhões de quilômetros. Os principais rios que formam a bacia são, além do Amazonas, os seus afluentes: Negro, Trombetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá.
   A Amazônia é o lar de uma infinidade de espécies animais, vegetais e arbóreas conhecidas e desconhecidas, além de ser o regulador do equilíbrio climático global. Também é fonte de matérias primas alimentares, florestais, medicinais e minerais.
   Infelizmente, é ameaçada por inúmeras atividades predatórias como extração de madeira, mineração, obras de infra-estrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura.
   Essa enorme e importantíssima floresta ainda guarda muitas surpresas, como divulgado recentemente pelo WWF-Brasil após uma expedição ao noroeste do Mato Grosso, a descoberta de um primata do gênero Callicebus, nunca descrito antes pela Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário