quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da Árvore... 21 de setembro...

   O dia da Árvore é comemorado por todo o mundo em datas diferentes. Aqui no Brasil comemora-se no dia 21 de setembro. Esse dia foi escolhido em homenagem à cultura indígena. Carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, e os índios cultuam as árvores no início da primavera (23 de setembro), época que preparam o solo para o plantio.
   Antigamente no país, acontecia na última semana de março uma festa anual das Árvores, implantada em 1965, pelo presidente, Castelo Branco.
   Infelizmente, o pau-brasil, um dos símbolos de nosso país, encontra-se em extinção, pelo uso indevido e descontrolado durante séculos. Outras árvores também estão em processo de extinção, como o mogno, o jacarandá, entre outras.
   Temos que ter consciência que uma árvore é um ser vivo que merece respeito. Respeitar uma árvore é garantir a nossa própria existência. O ser humano deveria lutar a favor da preservação da natureza e dos animais, pois, lutando por eles lutamos pela vida.
   Não vamos olhar para esse dia como apenas uma frase marcada no final da página de uma agenda “Dia da Árvore”, vamos repensar sobre a necessidade pela preservação.
   A natureza pede socorro, e infelizmente, quem pode ajudá-la, são os mesmos que a destruiu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário