terça-feira, 13 de setembro de 2011

Biosfera...

   Em nosso planeta existe uma diversidade enorme de tipos de organismos vivos. Toda essa diversidade é o que mantém o equilíbrio natural da vida. Desde é claro, que não haja interferência do homem.
   Toda forma de vida na Terra é possível graças a luz do Sol que chega aqui. O nosso planeta, graças a sua posição, recebe uma quantidade de energia solar que permite a existência de água em estado líquido, e não apenas em estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor). A água contribui para a manutenção da vida de plantas e outros seres vivos que produz alimento através da fotossíntese e possibilita também, direta e indiretamente, a vida de outros seres vivos que se alimentam de outros animais ou plantas.
   Através da energia solar, absorção de gás carbônico, água e sais minerais, os vegetais realizam a fotossíntese, método pelo qual fabricam seu próprio alimento. Um dos principais fatores desse processo é a liberação de oxigênio pela planta para o ambiente, contribuindo para a manutenção das variadas formas de vida do planeta.  
   A Terra pode ser dividida assim:
        - Litosfera - a parte sólida formada a partir das rochas;
        - Hidrosfera - conjunto total de água do planeta (seus rios, lagos, oceanos);
        - Atmosfera - a camada de ar que envolve o planeta;
        - Biosfera - as regiões habitadas do planeta. 
   Essas definições sobre a vida é para melhor compreender o real significado de biosfera.
   O termo biosfera foi utilizado pela primeira vez pelo geólogo Eduard Suess em 1875, mas, começou a ser realmente utilizado por volta de 1920.
   Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. Desde as mais altas montanhas até as profundezas oceânicas. Esse termo está relacionado a todo espaço que possui vida até aos componentes abióticos, litosfera, hidrosfera e atmosfera. Fazem parte da biosfera toda a forma e vida no planeta, apesar do conceito incluir também os seus habitats. 
   O limite superior da Biosfera está em torno de 7000m e seu limite inferior em 11.000m, totalizando uma faixa de, aproximadamente, 18 Km.
   A maioria dos seres vivos terrestres se encontram até 5000m acima do nível do mar e nos oceanos. Algumas bactérias, já foram encontradas a mais de 9000m de profundidade, sendo que também a maioria se encontra até 150m de profundidade.
   Com a atuante presença do homem no ambiente e muitas vezes de maneira transformadora, a fragilidade da Biosfera se evidencia cada vez mais rápido.
   Enquanto o homem não compreender que para a vida, é necessário o equilíbrio entre as espécies, todos os ecossitemas estarão em sério risco.

Fontes: www.infoescola.com; www.unesco.og.br; Amabis e Martho – vol 3 – Genética, evolução e ecologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário